segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PARQUE SÃO BENTO – 18/12/2010

Mais uma vêz é com muita satisfação e principalmente muita pressão de meus valiosos amigos, principalmente do maior roedor da fauna brasileira, que volto a tentar transmitir para nossos seguidores (que hoje já deve alcançar a marca de 2) mais uma aventura dos Cervabikers sobre duas rodas desmotorizadas.

Vamos então ao que interessa...

Manhã de sábado, chuvosa, clima instável e muita preguiça foram suficientes motivos para declinar-mos, num primeiro momento, de nosso quase sagrado, compromisso de final de semana.

Mas para um grupo comprometido e determinado, nossa consciência não nos permite tal sacrilégio. Não foi possível pedalar de manhã, fomos então a tarde. Afinal, mesmo que não seja possível pedalar em função da chuva, o que não falta em nossa cidade são bares com boas estruturas de cobertura.

15:30 foi a hora marcada para nossa já tradicional concentração na praça Lions. Muitos foram convocados porém somente os já conhecidos Magoo, Perinha, Capivara e Cleber compareceram. Causa estranheza, mas realmente o Cleber estava junto e com muita disposição. Ele estava estreaindo sua Specialized.


A instabilidade do tempo nos fêz optar por um tour mais leve, algo em torno de 40 Km no máximo. O destino escolhido foi o Parque São Bento, um dos bairros mais distantes do centro de Sorocaba, mas que possui uma estrutura melhor que muitas pequenas cidades de nosso interior paulista.

Enquanto estávamos pedalando pela ciclovia que margeia nosso rio Sorocaba, nosso todo eufórico amigo Cleber, repetia a todo momento que, apesar dos quatro meses parado, estava se sentindo bem preparado para acompanhar os demais integrantes.

Mas foi só chegarmos a famosa Paes de Linhares, que nosso bem preparado amigo já abriu o bico, estourou o lacre, espanou a rosca, etc...É Clebão, não é fácil acompanhar os experientes Capi e Perinha com suas Meridas invocadas e o Magoo com sua internacionalmente conhecida Upland.

Adiante, pausa para fotos na Cruz de Ferro.

Uma curiosidade. Dois garotos, de aproximadamente 16 anos, tentaram acompanhar os veteranos mas, adivinhem??? As fotos são suficientes para esclarecer a questão?

Tomamos nossos isotônicos e continuamos, sem escala, até o nosso destino.

Já no Parque São Bento, paramos em um posto de combustiveis para calibragem dos pneus. Neste momento decidimos tirar uma foto em frente ao Sabe Tudo do bairro.

Olha só o que o nosso culto amigo Cleber entendeu...

Foi tirar uma foto ao lado de um tipico personagem local.

Indagado sobre o fato, ele (Cleber) simplesmente respondeu: “Se este cara não saber tudo, ninguém mais sabe. Se ele não for o Matusálem, no mínimo é o avô do Raul Seixas”.

Fomos obrigados a concordar com ele, pois somente um teste de radiocarbono (Carbono 14) poderia derrubar sua brilhante tese.

Para quem não conhece, o projeto Sabe Tudo é um projeto interessante desenvolvido em nossa cidade. Tem como objetivo principal a inclusão digital. São centros de estudos equipados com computadores, que utilizam a internet como ferramenta de pesquisa, além de disponibilizar à comunidade jornais, revistas e mirante de observação. Pena que ainda não observaram que está faltando um detalhezinho neste Sabe Tudo.

O tempo abruptamente se alterou e uma verdadeira nuvem negra se estabeleceu sobre nossos crânios. Raios e trovões nos fizeram pedalar mais rápido que de costume.

Deixando o Parque São Bento, observamos o quanto rápido está sendo o processo de crescimento daquela, que até pouco tempo, era considerada uma região muito distante e, até certo ponto, esquecida pela administração municipal. Largas avenidas estão sendo construídas bem como vários condomínios e estabelecimentos comerciais estão se instalando no local, transmitindo um ar de prosperidade para seus visitantes. Fica uma missão estabelecida, de voltar-mos ao Parque São Bento daqui a 5 anos e registrar-mos o resultado deste atual processo de crescimento.

Outro fato pitoresco ocorrido neste dia, foi quando estávamos próximos ao ponto estabelecido para reidratação (ou seria re-hidratação???). Dois ciclistas da região nos alcançaram e só faltaram pedir nossos autógrafos. Eles estavam convictos, pelo fato de estar-mos todos devidamente uniformizados, que eramos representantes de Sorocaba nas principais provas da categoria. Dissemos que só representamos nossa cidade, a altura, nas provas de “alterocopismo” ou revesamento de garrafas de cerveja. O papo foi bastante descontraído e os dois ciclistas foram convidados a participarem conosco de uma próxima pedalada.

Chega de Bikes...Vamos as Cervas...

Finalmente, após exaustivas pedaladas e risco de raios nos cornos, aportamos em nosso Porto Feliz (não é a cidade), a “Esquina da Costela”, de nosso sempre prestativo e carismático amigo “Zézinho”.

Como já é tradição, pedimos uma porção de “macacheira” frita, acompanhada de frango assado (de máquina mesmo), farofa e Skol gelada...

Pensamos que, devido ao horário, não houvesse mais a especialidade da casa, aquela suculenta “Costela no Bafo”. Fomos surpreendidos qundo o Zézinho, abriu uma das churrasqueiras com 3 belissimas peças, bem ao ponto. Infelizmente, todos já tinham almoçado e ficamos só no frango mesmo. Se bem que o Zezinho, fazendo seu papel de promoter da casa, nos ofereceu uma porção para degustação.

Nota 10 para o atendimento deste modesto mas muito aconchegante estabelecimento. Parabéns ao Zézinho e a todos os demais. Realmente nos sentimos muito a vontade e seguros em recomendar que nossos amigos conheçam o local. Para completar ainda fomos agraciados com um ensaio de moda de viola de um grupo, acreditem se quizer, de cantores cegos. Um verdadeiro exemplo de vida para todos nós, principalmente para mim, que não consigo tocar nem caixinha de fósforo.

Após os votos de um feliz Natal e próspero ano novo aos nossos amigos da “Esquina da costela”, retomamos nossas pedaladas rumo aos nossos lares.

Antes da despedida, uma última foto no deck as margens do Rio Sorocaba em frente ao “Parque das Águas”.

Pessoal, valeu a aventura...Vamos para a próxima.

Estamos as vésperas das festas de final de ano e gostaria de deixar a todos nossos amigos, integrantes do “Cervabikers” ou ainda não, os votos de um Natal e ano novo repleto de Paz, Saúde e Prosperidade.

Escrito, de novo, por Magoo (ou William se preferirem) – “Eu creio em Deus”.

2 comentários:

  1. beneficio para o parque são bento, só alturas dos condominios.E o povo que moram no Bairro a vários anos que levam o nome do Bairro, ficara esquecido como sempre?

    ResponderExcluir