quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BARRAGEM ITUPARARANGA(LIGHT) - 22/01/11


São exatamente  07:30H de um belo sábado, quando eu e o Capi saímos da Av. Getúlio Vargas com destino ao tradicional  ponto de encontro dos CERVABIKERS® na Praça Lions, que aliás entrará no Guinness Book como a menor praça!(tomara que eles não descubram que é uma mera rotatória!)
Como esta “praça” é tão pequena e não suporta todos os integrantes dos CERVABIKERS®, a long time ago, resolvemos eleger num recuo da ciclovia em frente a referida “praça” o nosso ponto de encontro.
Conforme combinado, eu e o Capi chegamos ao local as 8:00H e lá já estavam Thiago e Osmar. Em seguida chegaria Paulo Pimenta.
Enquanto aguardávamos o Magoo, aproveitamos para decidir onde seria nosso próximo Tour.
Decidimos então que iríamos com o grupo do Casal 20 (C20) até a barragem da Light e então retornaríamos devido ao mau condicionamento físico de alguns integrantes (a saber: Pera, Osmar e Big) bem como para cumprir o compromisso do horário de retorno.
Magoo com sua pontualidade nada Britânica, não chegava e foi acionado 2 vezes via fone. Depois de algum tempo descobrimos que o mesmo se encontrava a uns 80m do nosso ponto de encontro com sua bike avariada. O pneu dianteiro tinha furado.
Mais que depressa os CERVABIKERS® foram ao encontro de Magoo para ajudá-lo a reparar o estrago. Como sempre Paulo Pimenta e Thiago já atuaram para resolver o problema. Contudo descobrimos mais tarde que o problema era maior que imaginávamos. O pneu traseiro também estava com problemas.
Entre um pneu e outro e um vai e vem de câmaras, de repente chegam o grupo do C20. Os grupos se cumprimentaram e o C20 resolveram nos aguardar.

Ambos os grupos ficaram aglomerados na ciclovia numa curva em “S” (famosa por derrubar ciclistas quando molhada. O Cleber que o diga!).
A ciclovia devido a tantos ciclistas ficou um pouco estrangulada, ocasionando um pequeno incidente (e por sorte nenhum acidente) quando um ciclista todo “marrento” passou no meio do grupo esbarrando propositalmente em alguém no intuito de abrir caminho. Resultado: foi vaiado e xingado pelos grupos C20 e CERVABIKERS®.
O reparo da reluzente Trek do Magoo estava demorando além da conta e portanto decidimos convencer o Cido para liberar a equipe C20 seguir viagem que logo estaríamos atrás.
Reparo concluído e lá vamos nós CERVABIKERS® para a Light.
Após todo o atraso devido à avaria da bike do Magoo, o mesmo resolve parar no posto de gasolina para calibrar os pneus. Ok,  como não estávamos nada atrasados concordamos.
Paulo Pimenta calibrou todas as bikes como se fosse produção em série. O difícil era intercalar calibragem com bico grosso e bico fino. Mas tudo bem, graças ao meu adaptador de bico fino made in France, deu tudo certo.
Eu e Osmar aproveitamos para tomar um café estilo Jesus te chama para dar aquela cafeinada logo de manhã. Tudo pronto. Todos fortes, todos valentes, seguimos o nosso objetivo.
Nesta altura do campeonato, o grupo do C20 já estavam quase lá.
Seguimos o passeio sem nenhuma dificuldade até chegarmos na famosa rampa do cemitério de Votorantim. Sem dúvidas a maioria chorou na rampa! Uns mais, outros nem tanto. Paramos em frente ao cemitério para um descanso e ali percebi que faltava condicionamento que perdi devido as minhas férias ! Alguém ainda me perguntou se eu treinei de bike em Minas Gerais.
Depois de uma sessão de energéticos, gel , isotônicos e água, seguimos em frente. Rodados alguns Kms, o Osmar e Big já estavam acusando o golpe e eu também tive que juntar ao pelotão de retardatários, pois também não estava com essa bola toda.
Pedala....pedala.....pedala. Estávamos no topo que dá acesso a Capela da Penha.



Após uma pausa, seguimos em frente e nosso próximo desafio seria a subida da Leiteria. Quer saber por que “Leiteria”? Pois bem. Reza a lenda que num passado não muito distante no topo desta estrada havia um SPA que mais tarde ficou conhecido como SPA da LEITERIA. Como o local era freqüentado por muitas mulheres gordas e principalmente peitudas, a estrada que dava acesso ao SPA ficou conhecida como estrada da leiteria. Hoje já não existe mais tal SPA, porém o nome da estrada permaneceu. Numa outra oportunidade conto a história da estrada da Cafeteria.
Bom, retomando, para quem não conhece, a subida da leiteria é uma rampa progressiva íngreme sinuosa maior que a do cemitério de Votorantim.
Alguns integrantes do CERVABIKERS® tiveram que empurrar a bike (praticar o famoso Pushing Bike). O problema é que nem zigue-zague dava para fazer devido ao alto tráfego de carros que subia e descia. Nesta hora faltou nosso amigo Enéias para gritar:Carrooo!
O pelotão de elite (Capi, Paulo e Thiago) já estavam no cume da Leiteria enquanto os 4 fantásticos (Pera, Big, Osmar Mota e Magoo) estavam ainda suando na base da mesma. Osmar Mota a cada curva, não se conformava que tinha mais subida. Conclusão, os 4 fantásticos pararam no acostamento para fazer uma pausa e registrar algumas fotos. Confesso que não sei se estava mais difícil subir a leiteria ou o Magoo tentando tirar foto para o Osmar!
Pois bem, andamos mais alguns metros e chegamos ao topo da leiteria onde nos aguardava com preocupação o pelotão de elite.

Falta muito para acabar o texto papai Smurf!
Capi tenta convencer mais uma vez o Osmar que falta apenas um topezinho! O problema é que o Capi já havia dito isso umas duas vezes. Depois de muita insistência Osmar resolveu continuar (mesmo praticando o Pushing Bike).
Finalmente uma bela descida e já podíamos ver a represa e os ânimos foram renovados. Final de descida e para nossa surpresa, avistamos sobre a barragem o grupo do C20. Dois deles estavam abaixados fazendo não sei o que. Ao chegarmos sobre a barragem, um forte odor adentrou sobre nossas narinas e então pensei: será que os dois caras que estavam abaixados estavam defecando???  Não, nada disso, era o cheiro fétido das águas e os dois ciclistas estavam abaixados trocando a câmara de ar da bike.

Tiramos várias fotos do local inclusive uma foto no estilo pirâmide conforme foto abaixo:
E quando eu estava descendo para fazer a manutenção na barragem.....
 
...o Osmar Mota grita: Aí pessoal, vou voltar!


Nesta hora Magoo se revoltou e queria atirar a bike no sujeito.
Controlamos a situação e resolvemos voltar com o Osmar. Eu também tinha compromisso de chegar mais cedo e fingi que ia ser solidário para com ele.
CERVABIKERS® compactar!!!.........e vamos de subida violenta novamente!

Essa subida de retorno também foi cruel. Fiz de tudo, zigue-zague, x , y invertido e demais técnicas para escalar a marvada! O que me animava era o fato que depois dessa subida, era só alegria, pois era descida progressiva até Votorantim.
Pois bem, já estamos descendo feitos doidos.....acho que atingi uns 80km/h. Como não tenho odômetro, esta foi a sensação. O problema nessa velocidade era desviar de bicho morto na estrada e dos buracos!
Em 20min já estávamos no cemitério de Votorantim!
Osmar Mota se animou com o horário e só pensava em chegar até a feira de Votorantim para degustar um pastel de carne seca! Alias ninguém mais viu o Osmar, ele já estava na feira. Fomos até a feira para encontrá-lo.
O duro é que eu tive que pagar para o Osmar um pastel e um refrigerante, pois ele estava sem carteira! (ou será que foi o contrário?) Never mind.
Muito bem, após este fast food, Osmar zarpou devido ao seu compromisso. Porém mal saiu do local e nos sinalizou que o pneu tinha furado! Mais uma baixa.
De novo, Pimenta e Thiago atuaram e já colocaram a bike sobre um caixote para efetuar o reparo. Big estava se recompondo do energético quente ingerido.
Tudo ok novamente e nos despedimos do Osmar e seguimos nosso destino para a hidratação alcoólica. Mais uma vez o local escolhido foi o Jardim Tropical.
Abaixo vemos Magoo em contemplação profunda e mimosa relaxada no jardim Tropical:


Após algumas rodadas de cerveja Original e porções de mignon, pedimos ao garçom (com cara de ameixa passada) para tirar uma foto do grupo. Ficou interessante, até os raios de sol invadiram nossa mesa para sair na foto!
Foi muito bom! Tour concluído e vamos aguardar o próximo.

by Perinha.
 


Um comentário:

  1. Nossa que sacanagem voces fazerem uma narração dessas... se for demitida devido aos meus acessos de risos, vou cobrar de vc, Sr Perinha, a diferença do meu salario, pois o seguro desemprego é muito baixo!!!

    rsrsr bjsssssssss

    ResponderExcluir