quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Parque do Várvito – 31/12/2010

Parque do Várvito – A reunião – 31/12/2010

Sendo este o último texto de uma longa década, vou procurar ser breve e o mais objetivo possível em sua redação.

Durante a semana que passou, muitos foram os e-mails e ligações telefônicas trocados entre os Cervabikers para definição de qual seria o destino da última aventura do ano de 2010.

Capivara, Enéas, Thiago, Pedro, Pimenta e o novato Luciano queriam um roteiro com um grau de dificuldade maior e sugeriram o Parque do Várvito, em Itu. Já Magoo, Osmar e Beto queriam algo mais leve, pois estavam preocupados com o compromisso familiar nas festas do Reveillon. Os demais membros não se pronunciaram.

Como sempre, nosso amigo Capivara, sutilmente fazia pressão sobre aqueles que não estavam concordando com sua sugestão.

Muito bem...

Diante do impasse, mesmo com a maioria optando pelo Varvito, resolvemos dar algumas pedaladas na quarta-feira e após, em uma reunião extraordinária, decidiriamos o percurso.

As pedaladas aconteceram nas ciclovias da cidade e o local da reunião foi a padaria do Jardim América, estando presentes para a discussão em primeira e última chamadas Magoo, Paulo Pimenta, Thiago, Capivara e Luciano.

Rodadas e rodadas de cerveja, acompanhadas de queijo e presunto, foram o suficiente para convencer o Magoo a mudar de opinião. Só havia um pequeno detalhe...Como Magoo corresponderia ao desáfio montado em sua internacionalmente conhecida Upland? Considerando que todos os demais estariam com suas bikes pesando, pelo menos, 5 Kg a menos que a do Magoo e com relação de cambio apropriadas? Certamente Magoo não consguiria acompanhar o pelotão de elíte e nem mesmo o secundário, formado por Osmar, Beto e mais alguns aventureiros..

Até mesmo o Beto, um ilustre pedalfilista que raramente pedala com o grupo, estaria estreiando sua nova Treck que ganhou de presente no Natal da “Mamãe Noel” de seus filhos. As coisas estavam feias para o Magoo.

Paciência Magoo...Como vc não tem “Mamãe Noel” restava-lhe apenas o martírio, ou seja, o suplício de um grande mártir que você representa para o nosso grupo.

Mas...Nada estava definido como todos pensaram ao sair da reunião.

No retorno para nossos sagrados lares, uma surpresa nada agradável iria mudar todo o cenário até o momento descrito.

O nosso pujante amigo, professor de Educação Física, Paulo Pimenta, estourou o câmbio traseiro de sua frágil Cannondale. Somente assim para Magoo e Thiago terminarem uma etapa de pedaladas a frente do PP. Na ciclovia do Jardim Emilia, ambos perceberam que o PP havia sumido e que certamente algo de errado acontecera. Retornaram e encontraram o PP empurrando sua bike Sacizinha, cabisbaixo, pela ciclovia.

Sorte é que estavam próximos a casa do Magoo e optaram por deixa-la lá até o dia seguinte. PP ligou para seu amigo Junior, da Mundial bikes, e alinhou todo procedimento para reparação do estrago. Que situação em PP? As vésperas de um grande tour, a Sacizinha resolve te deixar na mão...

The After Day...

PP e Magoo combinaram se encontar na rua Newton Prado, em um tapeceiro, pois o Magoo precisava fazer um remendo no banco de seu pois é.

Com seu Uno devidamente rackeado (com suporte para bikes) foram buscar a Sacizinha na casa do Magoo e já a levaram para a Mundial Bikes.

PP, como qualquer cara bom da sáliva, logo tentou convenser o já fragilizado emocionalmente Magoo a trocar sua bike. Não estava nem mesmo considerando todo o valor afetivo e a relação de confiança entre o Magoo e sua Upland, num claro desconhecimento do significado da palavra sentimento, ou respeito a mesma.

Magoo, naquele momento de desorientação, foi apresentado a uma linda bike da marca Caloi que mexeu com seu coração. Toda ajeitadinha, alinhadinha, completinha...

Mas Magoo, foi forte naquela hora e resistiu ao impulso de seu coração e ao bom papo do vendedor e do PP.

Naquele momento, o PP precisou ir buscar a bicicleta do Sr. Geléia para uma pequena revisão, e esta parecia ser a salvação do Magoo.

Magoo e PP encontraram o Sr. Geléia todo enrolado com um batalhão de gente trabalhando em sua mansão. Foram instalar um ar condicionado em seu suntuoso home theater e derrubram uma boa parte do teto. O final de ano para alguns membros dos Cervabikers não estava começando bem...

Retornamos para a Mundial bikes e a novela e a pressão psicológica sobre o Magoo recomeçou. Novamente Magoo conseguiu se esquivar dos ataques ininterruptos do vendedor e do PP, porém o motivo já era outro. Desprovido de crédito no mercado financeiro internacional, Magoo não tinha como concretizar aquela milionária transação nas condições exigidas pela loja.

Foi aí que PP, com sua visão e faro aguçados, descobriu em um cantinho escuro da loja uma Trekzinha, toda prateadinha, conjunto de cambio perfeito, freios a disco hidráulico, suspensão top e etc...e numa jogada de mestre colocou Magoo contra a parede, dizendo: “É esta Magoo”.

Foi amor a primeira vista. A química entre ambos se estabeleceu na hora. Não tinha mais como separar os dois.

Magoo se virou como pode e, num ato de bondade e coragem infinitas de sua irmã Walkiria que o financiou, fechou a transação com a Mundial bikes. Agora o Magoo, assim como todos os demais integrantes dos Cervabikers, também está com uma bike adequada para a última jornada do ano. Importante lembrar que ele não precisou se desfazer de suas companheiras pontas-firmes Upland e Top Bike.

No momento da concretização do milionário negócio, estavam na loja, além do PP, o Capivara, o Osmar, o Pedro, o filho do Osmar e uma multidão de seguidores dos Cervabikers. Todos fizeram questão de parabenizar o Magoo pelo excepcional negócio.

O Capivara também levou sua Merida para uma revisão e assim todos estavamos preparados para a grande e derradeira aventura da década.

Capivara então convidou a todos para conhecerem sua nova casinha, lá na vila dos Ingleses. Que casinha em seu Capi? Logo que entraram já perceberam que havia uma não conformidade na cozinha de nosso amigo roedor. A mesma estava toda inundada e os móveis todos encharcados e não se sabia de onde veio tanta água.

Neste momento, chega um (dos mais de 200) profissionais extremamente capacitados que estavam trabalhando na obra e diz: “Ae doto Capivara, cabei de fecha o registro d´água lá na entrada do barraco”.

Os caras abriram o registro da rua e não verificaram as torneiras na cozinha. Duas delas estavam abertas o que resultou em tamanha inundação...

Mais um integrante dos Cervabikers surpreendido com não agradável surpresa no final do ano.

Pois bem...Prometi que seria breve na narração. Vamos então ao “Great Day”,

Parque do Várvito - O Passeio 31/12/2010

Por ser a última do ano e também por necessidade imposta por nossas patroas de regressar-mos mais cedo, a concentração ocorreu no lugar de sempre, na praça Lions, porém com 1 hora de antecedência, ou seja, 07:00 h.

Estavam lá pontualmente: Capivara, Magoo, Luciano, Pedro, Osmar, Beto e atrasado o PP. Thiago e Enéas, por motivos ainda desconhecidos, declinaram apesar de confirmarem anteriormente a presença. Como trata-se de dois membros conceituadíssimos de nosso grupo, certamente não foi por desejo que faltaram. Outros que faltaram sem justificar foram o Cleberson, Big, Galo e Juninho. O Perinha, outro membro ponta-firme, está viajando com a família e está mais que justificada sua falta. Ae Uberaba!!!!

O Beto e o Magoo chegaram até mais cedo para mostrarem suas novas Treks.

Curiosidade: Temos agora a seguinte formação “bikelistica” no grupo:

-Capivara e Pera – Merida

-Osmar e Pedro – Giant

-Juninho – Canadian

-PP e Thiago – Cannondale

-Galo – Caloi Iron Made

-Beto e Magoo – Trek

-Luciano – Caloi

-Big e Cleber – Specialized

-Enéas – Scott !

Todos fortes, todos valentes...Os Cervabikers partiram rumo ao parque do Varvito, como sempre, muito empolgados e descontraidos. Até mesmo o Sr. Geléia estava animado mas já causando, dizendo que voltaria da metade do caminho.

Infelizmente não me recordo quem, ou se alguém, tirou alguma foto na concentração. Sendo assim, considerem que pedalamos bastante, seguindo pela ciclovia, castelinho até uma primeira parada já na SP79, que liga Sorocaba a Campinas.

Como o caminho escolhido foi somente pelo “asfartchio” não tivemos muita coisa a registrar, a não ser as breves paradas para hidratação...Sem cerveja ainda.

Pedalamos, pedalamos e pedalamos mais um pouquinho e finalmente chegamos no famoso e pouco cuidado Parque do Varvito em Itu.

Logo na recepção, um pequeno tumulto se iniciou, sendo necessária a intevenção do PP. Como bom mediador que ele é (Se nossos seguidores não sabem, ele é juiz) já quis logo dar umas porradas em um pobre senhorzinho de aproximadamente 65 anos que não queria deixar entrar-mos com as bikes no parque.

Capivara, tentando convencer o senhorzinho a mudar de idéia já soltou uma para deixar todos os demais eufóricos. Disse em alta vóz que havia ali mais de R$100.000.00 em bikes.

Etcha mercado de valorização rápida este das bikes!!! Na média, cada bike, pelas contas do Capi, valia pelo menos R$14.000,00. Não sei quanto aos outros, mas certamente este foi o melhor negócio que o Magoo fêz na vida. Em menos de 24 horas teve seu investimento valorizado em pelo menos 500%.

Infelizmente o argumento do Capi também não foi suficiente para comover o senhorzinho, que a partir dai queria que deixassemos nossas hipervalorizadas bikes no estacionamento do parque, sem nenhum tipo de segurança...

Foi ai que nosso amigo Osmar, homem conceituado e muito influente em toda região, disse ser sobrinho do prefeito da cidade e que iria ligar para o mesmo e posicioná-lo sobre aquele desagradável momento.

Prá que!!! O senhorzinho começou a reclamar do salário, dos benefícios que não tinha, da carga horária, da mulher, dos filhos, da sogra, etc...etc...

Mesmo que o argumento do Osmar fosse verdadeiro, certamente ainda não seria o suficiente para convencer o senhorzinho a mudar de idéia.

Foi ai que o Magoo, percebendo que na linha dos argumentos anteriores não iriamos fazer o senhorzinho mudar de opinião, foi até o mesmo e com um abraço disse: “O senhor tem razão, nós é que estamos errados, pois existem as regras impostas e o senhor está fazendo muito bem o seu papel de cumprí-las. Se não pode, não pode”.

O Osmar logo entrou na mesma linha, parabenizando também o senhorzinho. O único que ainda resmungava era o PP.

Quando o PP, já se direcionando para saída dizendo: “Vamos embora então!!!”

O senhorzinho resolveu mudar de idéia. Como regra existe para sere quebrada, ele resolveu, como em um último gesto de bondade da década, nos deixar estacionar nossas valiosissimas bikes bem em frente a porta de seu local de trabalho e, mais ainda, disse que poderia-mos visitar o parque sossegados que ele as olharia.

Como é lindo e fraternal o clima de final de ano...Houve uma tremenda comoção no momento e fomos, quase que chorando, conhecer o parque do Varvito.

Já dentro do parque, vamos as famosas fotos para o nosso BROG...Ae Piracicaba!!!

Todos posicionados e nosso retratista oficial Capivara, com sua máquina sensitiva, estava pronto para a primeira foto. Como dito, a máquina é sensitiva. Toda vêz que ela percebia que não ficariamos bonitos na foto ela parava de funcionar. Adivinhem!!! O Capi teve que trocar de máquina.

Com a nova máquina de tirar retrato, olha ai os Cervabikers tirando em frenta a cachoeira artificial do parque...

Ao lado do muro de pedras que dá nome ao parque...

Para quam ainda não conhece, o varvito é uma rocha sedimentar originada durante a glaciação de rios e lagos e sua estrutura é constituída por uma série de varves. Apresenta camadas alternadas, formando um depósito sedimentar de estratificação rítmica (ritmito), sendo que cada varve corresponde a um ano. Os clastos (lascas) caídos são comuns nos varvitos. Cervabikers também é Curtchuria Bródji....

Não deveria comentar, mas feliz mesmo ficou o Pedrão com o gato que ele conheceu no parque...Até no colo ele carregou o negão...

Quem ficou deslumbrado com o cenário foi o Osmar. Queria saber quem tinha feito aquele trabalho de assentamento das pedras. Ele está terminando a piscina olímpica de sua mansão e está precisando de um bom profissional para o acabamento.

Ao saber que foi a Mãe Natureza a responsável pelo belo trabalho imediatamente perguntou: “Alguém sabe quanto ela cobrou?”

Bem!!! Como toda ida tem sua volta... Nos despedimos do pessoal do parque e iniciamos nossa jornada rumo a nossa querida Sorocaba. Cabe lembrar que nossas bikes estavam intactas. O senhorzinho, inicialmente rabugento, se transformou em uma sorridente pessoa e havia cuidado muito bem de nossas garotas de alumínio.

Na volta, três fatos ficarão marcados para sempre em nossas memórias, principalmente na do Osmar.

O primeiro deles é a imagem de um senhor de aproximadamente 75 anos, montado em uma Caloi, ultrapassando todo mundo em uma subida. Depois de ultrapassar todos os Cervabikers, parou para perguntar onde ficava Sorocaba. Ao ser perguntado de onde ele estava vindo, disse que tinha saído de Barão Geraldo, distrito de Campinas e estava indo conhecer Sorocaba. Foi como se ele tivesse dado um tremendo “pé de oreia” no Osmar, que não se conformava com aquilo que estava ouvindo. Ele estava justamente pensando em chamar o resgate (também conhecido como esposa, ou filho, motorizado) para socorre-lo. Nesta hora, resistiu e continuou pedalando...

O segundo fato foi quando estavamos no inicio da Castelinho nos despedindo do Osmar (que realmente pediu socorro a seu filho) e um rapaz também parou para pedir informação. Queria saber onde ficava Botucatu. Todos boquiabertos perguntamos: “Você está indo para Botucatu de bike???” O rapaz, numa tranquilidade de dar inveja, respondeu: “Não! Vou só passar por lá e encontrar alguns irmãos. Estou indo para a Bolívia”...

Tivemos que segurar o Osmar que, na hora, queria bater no rapaz. Não aguentou tanta humilhação. “Você é o segundo a me dizer indiretamente, só hoje, que sou um monte de estrume...Nem sequer me conhece e vem me humilhar...”

Estavamos fazendo um tour considerado o terceiro mais distante e nossa história e do nada nos chega um rapazinho com uma Caloi 10 de ferro, toda cheia de sacos, garrafas, etc...dizendo que estava indo para a Bolívia. Realmente foi demais para nossos egos.

O Magoo só olhou para o rapaz e disse: “Vai com Deus...”

O terceiro fato e certamente o mais marcante, tendo forma até mesmo de incredulidade, foi a visão do Osmar e do Pedrão. Um puxando com sobra de disposição e o outro, quase morto, no final do pelotão. È preciso dizer quem puxava e quem se arrastava???

Pois é meus amigos aficionados deste modesto Blog!!! Acreditem se quizerem!!! O Osmar estava puxando o pelotão e o Pedro é quem estava quase morto. Talvêz por este motivo, nosso amigo Osmar tenha ficado tão irado com os dois personagens anteriores. Este foi seu melhor desempenho até hoje junto aos Cervabikers, e dois desconhecidos, aparecem do nada e jogam um balde de água quente na sua caipirinha. Todos os demais Cervabikers foram solidários ao Osmar.

Para finalizar nossa última e emocionante aventura, nada como umas rodadas de cerveja Original e boas porções de isca de peixe (não é minhoca não), batatas fritas, leitoa a pururuca, etc...

Pena que nem todos participaram. Apenas o Capivara, o PP, o Magoo, o Luciano e o Pedrão é que ficaram para derradeira reidratação da década. Tivemos ainda, a convite de nosso amigo Capivara, a companhia do talvez mais novo integrante do grupo, o Nivaldo, conhecido como tio Nijo. Sei que alguém tirou uma foto dele, porém não encontrei.

Pessoal...

Muito obrigado a todos. Seguidores, Pedalfilistas, apreciadores de cerveja, pinga, vinho...Enfim...

Que venha 2011 e que seja cheio de Paz, Saúde e Prosperidade e Cerveja para todos...

Grande abraço a todos....

Outra vez, escrito por Magoo – “Jesus é o Senhor da minha vida”.


Um comentário:

  1. Parabéns amigos muito legal o blog. Já somos seguidores Valeu!!!!!!!!!!Cervabikers. Grande Abraço Casal 20 Rose e Cido.

    ResponderExcluir