Este passeio foi com certeza uma das maiores aventuras dos Cervabikers® em 2011. Cada passo foi meticulosamente planejado. Tudo começou com a medição da quilometragem via Google Maps. O desejo de aproveitar esta oportunidade para conhecer as instalações do acampamento de férias Sítio do Carroção levaria o passeio a ter pelo menos 130 Km (ida+volta). No entanto, nossos pedidos formais de autorização para uma visita rápida foram sumariamente negados e fomos forçados a modificar nosso objetivo para chegar até o centro de Tatuí, o que reduziu o percurso para 105 km.
Ações de marketing e divulgação foram lançadas no Facebook visando arrebanhar um grande número de ciclistas intrépidos (ou sem noção) e aventureiros.
Devido à complexidade do desafio, decidimos mudar a nossa concentração para um local mais próximo da saída de Sorocaba. Este fato, apesar de toda a divulgação via mundo digital, fez com que alguns ciclistas menos conectados não pudessem nos acompanhar nesta grandiosa aventura.
Para nossa surpresa total, nenhum convidado se candidatou a nos acompanhar em mais este desafio e apresentaram-se apenas os 5 cavaleiros do apocalipse: Enéas, o fominha; Capivara, o sem noção; Pêra, o aventureiro; Magôo, o que nunca sabe onde está se metendo; e Aline, a brava, destemida, mas também sem noção.
Alguns amigos não puderam vir devido a compromissos ou problemas pessoais: Osmar, PP, Thiago, Celso e Luciano e outros amarelaram mesmo: Claudia (que alegou estar com uma forte gripe chamada Pearl Jam), Sam, Big e Enduro.
Que estranho fenômeno teria motivado um absenteísmo tão elevado neste passeio tão planejado e emblemático? Já estamos coletando assinaturas para instaurar uma CaPI para apurar os fatos!
Um pouco chateados com a baixa adesão, partimos rumo ao nosso objetivo. Magôo, como sempre, deu a tradicional “paradinha” para comprar água, Isotônico Fontoura e bananinhas.
Com todos os suprimentos garantidos, partimos pela Raposo buscando chegar inicialmente até Araçoiaba da Serra.
Os 5 ciclos-loucos estavam determinados a vencer rapidamente mais este desafio e não demorou muito já finalizaram a primeira etapa de 15 km: Araçoiaba.
Chegamos à praça da matriz e adentramos a uma “Padoca” para degustar o famoso pão na graxa (na chapa – para os mais normais).
Vejam que Magôo já estava pensando naquilo.
Devidamente abastecidos, partimos agora em direção a segunda etapa de mais 15 km: Capela do Alto.
Fomos recepcionados por um grupo de sagüis que deviam estar se perguntando o que aquele bando de humanos sem noção faziam em baixo daquele sol causticante.
Inacreditavelmente o passeio estava bastante tranqüilo e light. Todos estavam muito felizes e cheios de energia. Fomos então para a terceira etapa do passeio (mais 22 km): Chegar sãos e salvos até Tatuí.
Numa das rápidas paradas, nosso amigo Perinha achou um coco jogado no chão e decidiu lançá-lo - feito uma bola de boliche - na direção do Magôo. Foi um tremendo Strike! Acertou o Magôo em cheio! Tinha água de coco azeda por todo o uniforme do nosso amigo míope. Perinha ficou meio sem jeito e tentou ajudar na limpeza, mas o estrago já estava feito. Depois desta besteira, partimos rapidamente em direção à entrada da cidade. Pudemos notar que a prefeitura de Tatuí até tentou concluir as obras a tempo de receber os Cervabikers®, mas não conseguiu. Não tem problema. Nós reconhecemos o esforço do pessoal.
Chegamos triunfantes ao centro de Tatuí, porém uma placa nos lembrou que este passeio poderia ter sido ainda mais inesquecível, caso a organização do Carroção dispensasse um pouco mais de atenção à nossa solicitação. Que pena, nem tudo é perfeito neste mundo.
Vejam que a prefeitura também não conseguiu terminar a tempo a reforma da praça central e não pudemos ser recebidos ao som da banda municipal.
Não chegaríamos ao nosso destino sem as dicas quase perfeitas de nosso grande amigo MaGoogle, que é um verdadeiro banco de dados de GPS e que deixa qualquer pombo correio no chinelo, com seu senso de direção e localização extremamente aguçado.
Vejam que Enéas já estava prestando contas à dona patroa, Capivara estava pensando na morte da Bezerra e Aline, em estado de choque, mandava paz e amor para o ursinho Puff. MaGoogle, com sua mimosa indomável, era o único a ter a noção exata do desafio que estávamos vencendo: Mais uma missão Comprida!! Muito comprida!!! Até agora havíamos percorrido somente 52km. E o retorno, como seria? Parece que o celular Xperia 8 de MaGoogle se recusava a responder esta pergunta.
Como estava na hora do almoço, decidimos perguntar para os cidadãos Tatuienses qual seria o melhor lugar para um happy-hour. Eles nos indicaram a “Bisteca do Caipirinha” e para lá zarpamos velozmente.
O próprio Caipirinha veio conhecer os famosíssimos Cervabikers®. Na verdade ele se parece bastante com o Enéas. Não sei não, hein? E o Perinha que foi flagrado fazendo a pose do Ultra-Seven!
Foi uma Hidratação fantástica: A bisteca estava muito boa e a cerveja trincando de gelada, mas estar com os amigos não tem preço. Todo esforço já havia sido recompensado.
Depois de ovacionados pela população enlouquecida, de uma seção de autógrafos e declarações para a imprensa, partimos em direção a Sorocaba para mais 52 km de estrada. Como a Aline já diria modestamente: Não é qualquer um que faz uma coisa desta!
O retorno até Capela foi bem mais cansativo, mas tudo estava bem. MaGoogle até aproveitou para tomar um banho de mangueira num posto na entrada da cidade.
Então, rumamos para Araçoiaba e apesar do trecho ter somente 15 km, foi a etapa mais complicada devido ao excesso de “topezinhos” progressivos. A Aline já estava bastante cansada, porém sua determinação não deixou a peteca cair (ou seria o pedal). Fizemos uma rápida parada na praça de Araçoiaba e partimos para a última etapa desta aventura. Agora só teríamos a Raposo Tavares e mais 15 km pela frente.
O cansaço estava batendo forte. Até mesmo o Enéas já estava reclamando da perna, costas, etc. Mas os bravos ciclos-aventureiros não iriam desistir tão próximos do final. Bravamente enfrentamos este trecho final da Raposo e concluímos mais esta grande missão. Vejam abaixo os detalhes desta epopéia e os dados da rota traçada. Somente um esclarecimento: A bateria do GPS não resistiu e tivemos que finalizar a medição no pedágio de Araçoiaba com cerca de 96 Km percorridos.
Que venham novos desafios, pois estamos prontos! Mas não se esqueça: O alvará é sempre necessário!
By Capivara
Rev.B
Nenhum comentário:
Postar um comentário