Concentração: Praça Lions Sorocaba.
Destino escolhido: Represa de Itupararanga via Bairro Jurupara – Votorantim (SP).
Horário de saída: 08:00H
Horário retorno: 14:00H
Participantes: Capivara, Perinha, Osmar, Coil, Magoo, Enéas (Chimbinha), Daniel da lua; Pedrão e Luciano.
Havia algo de estranho no ar deste sábado...Nunca tinha visto o Osmar tão entusiasmado para uma pedalada como nesta gelada manhã de outono.
Inacreditavelmente , nosso maior exemplo de determinação fast home back, estava insistindo em uma aventura que ele mesmo denominou de “Volta semi-olímpica”. Segundo ele, o trajeto seria muito tranquilo. Partiriamos em direção a Votorantim, seguindo para o bairro Jurupará via estrada rural da Fazenda São Francisco e, de lá, rumo a Represa de Ituprararanga por um caminho que só ele conhecia.
Questionado sobre como conheceu o caminho e como podia afirmar tal tranquilidade, o mesmo nos deu a seguinte resposta:
_”Vocês se lembram daquele dia em que eu me perdi, junto com o general, quando estavamos indo para o vagão? Pois é...Depois do Jurupara, nós pegamos um caminho e acabamos saindo na represa da Light. É tranquilo. Até eu consegui fazer o percurso”...
Então vamos!!! Disseram todos. O Pedrão e o Coil não aprovaram a idéia, pois queriam um trajeto com grau de dificuldade maior. Mas fazer o que!!! Cervabiker que é Cervabiker tem que acompanhar a maioria.
O Magoo era só alegria, pois se o trajeto foi considerado fácil pelo próprio Osmartreinado, imaginem para os deamais...Mamão com açúcar...
Pertimos então para mais uma aventura sobre duas rodas, comandados pelo nosso ilustre bacharel das comunicações, rumo as terras Votorantinenses tanto defendidas pelo cara de Alumínio.
Já em terras Antonio Ermirenses de Moraes, próximos a fazenda Sta. Maria, uma pequena parada para que nosso cumandante se equipasse adequadamente para aquele que deveria ser o trecho mais emocionante deste tour.
Percebam como o mesmo está radiante, com sua máquina filmadora, made in USA, devidamente adaptada ao seu protetor de cachola tamanho XG. Se não fosse pelo porte físico avantajado, seria certamente confundido com aquele famoso herói dos olhos puxados, Nacional Kid ou como todos conheciam, Nacionaro Kido.
Naaaacionaro Kido...Kido...Naciiiionaro Kiii iiii do.
Somente alguém inspirado em um super herói asiático para enfrentar esta aventura e considerá-la fácil. Agora todos entendemos de onde veio tamanha empolgação.
Para os mais experientes, aqueles que, como eu, vivenciaram os 40 últimos anos do século passado, os primórdios da Televisão no Brasil, hão de se lembrar de algum amigo que se arrebentou todo por tentar voar com uma toalha amarrada no pescoço, como faziam os super heróis daquela saudosa época.
Naquele momento me convenci que nosso grande amigo incorporou o personagem Xing-Ling, e de um esboço mal traçado de um ciclista manquitola, se transformou num perfeito super-ciclista, assemelhando-se a um garoto que imaginava poder voar com uma toalha amarrada no pescoço.
O cara estava, literalmente voando, com sua Giant e enfrentava os desáfios do percurso com uma destreza admirável. Um perfeito lider...
Próximos do bairro Jurupara, o grupo foi obrigado a perfilár-se sobre uma ponte para revista.
Nosso grande amigo Big foi lembrado por nosso cumandante naquele momento. Havia um dos pilares do guard-rail danificado e, segundo nosso lider, este dano ocorreu devido ao fato do Big ter se apoiado no mesmo para um momento de descanço em um dos paseios anteriores.
Lider que é lider, não se esquece de seus pupilos...
Finalmente, chegamos ao famoso “JURUPARÁ”.
No momento do registro deste importante momento, um de nossos ilustres integrantes pergunta:
_”Afinal!! O Jurupará é um bairro ou um distrito?”
Ninguém soube dar a resposta ao nosso amigo...Todos ficamos intrigados...Afinal!!! O que será o Jurupará?
Mais ainda...Por que Jurupará???
Será que está relacionado com a colonização do local...Os primeiros moradores eram todos pinguços, manguaças???
Vamos tentar decifrar este enigma para que nossos fiéis seguidores ainda venham a conhecer a história desta importante fração de nosso território nacional.
Pedalando...Pedalando...Não podemos parar.
Mas!!! Assim como todo garoto que, com sua toalha no pescoço, um dia acaba se arrebentando no chão, nosso lider também estava prestes a experimentar a realidade daquele aparente fácil percurso.
Em uma determinada encruzilhada, após o Jurupará, onde nosso cumandante se perdeu com o general, as coisas começariam a mudar. Não sei porque, mas naquele momento desconfiei que o nosso lider não estava muito consciente de suas afirmações. Será que, quando ele se referiu a percurso tranquilo, ele quis dizer bucólico, silencioso ???
Começamos uma jornada de subidas que não tinham mais fim. O Luciano, logo na primeira, já desistiu de pedalar. Não conseguia nem olhar para o final desta subidinha progressiva. Mas ele tinha uma justificativa...Não pedalava há 3 semanas...
Mas e nosso lider Osmarrentinho dos pedais???
Bem!!! Vamos voltar a pedalar...
Nosso amigo foi muito feliz em insistir para que o grupo escolhece este percurso. Quanto mais subiamos, mais próximos do céu ficavamos...Isto é muito bom...
Após muitas e muitas pedaladas, chegamos ao topo do mundo, bem próximos ao Tibet. A vista é das mais belas de nossa região e o clima, principalmente neste período de Outono, é muito agradável.
Mais um desáfio vencido, o retorno foi através da estrada da Light, ou represa de Itupararanga. Desconsiderando a subida logo após a passagem pela barragem, o restante do caminho, aí sim, é muito tranquilo.
Quase que sem pedalar, aproveitando os benefícios que a lei da gravidade nos proporciona, aportamos finalmente ao local da necessária hidratação. O local escolhido foi a lanchonete “Caneca Gelada”, na avenida São João, em Votorantim.
Também por lá apareceram, para nos fazer companhia, a Nádia, a Claudia e seu noivo e o BIG.
Como de costume, muita risada evidenciou para os presentes a alegria deste grupo em mais um final de pedalada. Que Deus continue a nos abençoar e nos proteger em nossas aventuras.
Próxima....
Nenhum comentário:
Postar um comentário